quarta-feira, 15 de maio de 2013

Leituras do Gabriel _ Bumburlei ****


Bumburlei
- Tatiana Belinky -

Mariquinha é uma artista,
criativa desenhista.

No trabalho ela se empenha,
e rabisca, e desenha:

-- Isto aqui é uma barquinha-
Diz pra mãe a Mariquinha.

-- Isto agora é um cavalo,
qualquer dia eu vou montá-lo!

-- Isto é a casa e a chaminé,
com fumaça e tudo, né?...

-- E o menino com a bola--
Ele chuta e ela rola!

-- E aqui, mamãe, é um trem.
-- Tu desenhas muito bem.

-- diz a mãe.-- Mas isto aqui?
Coisa assim eu nunca vi:

não é bicho, não é gente,
não é frio nem é quente!

-- Isto aqui -- diz Mariquinha
com a voz bem tremidinha

-- é um bicho montanhudo,
é dentuço e espinhudo,

é mais feio que dez diabos,
tem seis chifres e três rabos!

-- É o monstro Burbulei..
Fui eu mesma que inventei!

--disse, e na mesma hora
atirou o lápis fora:

-- Eu não posso continuar!
-- Mas por que tu vais parar?

-- Ai, mamãe, isto é segredo:
deste monstro eu TENHO MEDO!

Sinopse - Bumburlei


É preciso ler o texto que, em versos rimados, 
narra a história de uma menina chamada Mariquinha, 
que gosta de desenhar e vai explicando para a mãe cada figura que desenha. 
Até que, em um certo momento, 
ela se assusta com a própria criação, 
pois se deu conta do que havia traçado... 
E não é que ela sentiu medo?



Bumburlei


Nenhum comentário:

Postar um comentário